segunda-feira, 22 de março de 2010

Låt den Rätte Komma In (Deixa Ela Entrar)


Dos livros de literatura que leio, 10% são de gêneros variáveis, 40% são de Mitologia e 50% de Vampiros... E é sobre este último tema que eu gostaria de falar.

Desde que começou a febre “Crepúsculo” eu tenho me irritado com os filmes e livros sobre vampiros que aparecem no cinema e nas livrarias...
Peço desculpas aos fãs de carteirinha de Edward e Bella, mas não consigo ver nada mais capitalista do que livros do tipo “Crepúsculo: Livro de Anotações da Diretora – Como Fizemos o Filme”; “Os Bastidores do Filme Crepúsculo”; ou ainda “Saga Crepúsculo: Lua Nova – Guia Ilustrado do Filme”. Digam-me, pra quê um livro com imagens do filme se você pode simplesmente assistir ao filme??? (Obs: vale lembrar que isso sempre acontece com Best-sellers, há sempre alguém que se aproveita do sucesso dos outros para extorquir dinheiro dos fãs).

Confesso que não gosto de Crepúsculo... Assisti ao filme, mas não consegui ler o livro... Tentei, mas a leitura não vingou... Vampiros que se negam a chupar sangue e desejam levar uma vida comum??? Estas não são características de vampiro! Vampiros devem ser belos, ardilosos, maus e sedutores... Ok! Não precisam ser todos maus, mas eles devem beber sangue e curtir a natureza de ser um vampiro (mesmo que amem um humano).
Sinto muito Stephenie Meyer, mas eu prefiro os livros de Anne Rice.

Bom, como eu comentei acima, muitos autores, produtores e editoras se aproveitaram do sucesso de Crepúsculo para criar títulos inspirados no tema, relançar obras antigas (como os livros de Anne Rice) ou ainda lançar títulos inéditos no Brasil (como Diários do Vampiro). Grande parte desse material lançado no mercado é unicamente para fins lucrativos, mas se você fizer uma seleção cuidadosa, irá encontrar alguns diamantes misturados na pilha de carvão... É o caso do filme sueco “Låt den Rätte Komma In”, traduzido no Brasil como “Deixa Ela Entrar”.

“Deixa Ela Entrar” é baseado no livro de contos do escritor sueco John Ajvide Lindqvist, que também escreveu o roteiro, e é um filme de vampiro totalmente diferente de tudo o que eu já assisti (embora a protagonista me lembre muito a personagem Cláudia de Entrevista com o Vampiro).
A história é ambientada no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar (Kåre Hedebrant), um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele apaixona-se pela sua nova vizinha, Eli (Lina Leandersson), que mais tarde descobre ser uma vampira. Eli instiga Oskar a lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe que ela precisa beber o sangue de outras pessoas para sobreviver.
Um fato curioso, que eu só notei depois de pesquisar sobre a obra, é que Eli, na verdade, é um menino mutilado sexualmente há séculos atrás. Como o diretor Tomas Alfredson não incluiu no filme a cena de castração de Eli, descrita no livro original, muitos críticos e diversas pessoas não perceberam, ao assistir o filme.
Pela sinopse pode parecer uma história melosa, mas não é! É triste, sutil e reflexiva.
Eu recomendo (^,^).

Abaixo está o trailer oficial.



Título original: Låt den Rätte Komma In

Duração: 114 minutos (1 hora e 54 minutos)
Gênero: Drama / Terror
Direção: Tomas Alfredson
Ano: 2008
País de origem: SUÉCIA

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A5t_den_r%C3%A4tte_komma_in
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1325215-7086,00.html
http://www.filmesdecinema.com.br/filme-deixa-ela-entrar-5655

Nenhum comentário: