sexta-feira, 14 de março de 2008

The horror Art Collage - Mia Mäkilä

Como vocês já devem ter notado no meu perfil, um dos meus trabalhos é ministrar palestras que enfatizam a importância das atividades lúdicas na sala de aula.
Quinta-feira passada (13/03) eu estava no meu serviço pesquisando Paper Toys (brinquedos de papel) para a nova palestra que estou planejando, e encontrei um blog com várias idéias (http://andreaarteira.blogspot.com). Neste blog havia um post com apenas duas imagens e duas frases:

“Macabro, horrendo, mas absolutamente preciso em sua técnica, o trabalho de Mia Mäkilä. Visite o site e conheça mais de seu show de horrores!”

Visitei o site e fiquei fascinada pelas obras... Elas eram “maravilhosamente horríveis” e “lindamente sinistras”.
Eu tenho uma paixão muito grande por trabalhos surrealistas e, por estar acostumada a ver esse tipo de arte, são poucas as imagens que me causam espanto. Todavia, a artista conseguiu me atingir a ponto de eu ter dificuldades para dormir por ficar pensando em suas obras. ELA TRANSFORMOU MEUS PESADELOS EM ARTE!!!!!!!

Depois de ler o perfil dela em seu site oficial, passei a admirá-la ainda mais.
“Eu pinto meus demônios. Eu pinto pesadelos. Para me libertar deles. Eu pinto meus medos. Eu pinto minha tristeza. Lido com elas. Os motivos de minhas artes são assustadores e macabros, mas elas também têm um senso escuro de pinturas de humor. As colagens são meus poemas, meu diário e elas estão muito perto de meu coração.

Eu adoro os pintores do século XIV, como Hieronymus Bosch, Pieter Bruegel o ancião e Lucas Cranach. Mas minha influência maior vem de diretores de filme como David Lynch, Ingmar Bergman, Michael Haneke, Terry Gilliam, John Waters e Tim Burton. Penso que você pode ver isso em minhas artes. Elas às vezes têm uma qualidade muito cinemática.

Quero causar impacto nas pessoas. Quero seduzir com meus vampiros e demônios. Eu tento achar formas diferentes de beleza e tentar destruir o significado clássico do que é beleza”.

É isso aí Mia!!!!!!!!! Quem disse que tudo tem que ser flores????
Uma vez eu li em um dos livros do Paulo Coelho (não lembro do título) que a melhor maneira de livrar seus sonhos de demônios e vampiros é desenhá-los... Quando adolescente fiz vários desenhos e colagens baseados no que ele disse e realmente funciona! Parei de ter pesadelos (^,^). Embora, mais tarde tive que jogá-los fora porque me assustava tê-los a vista (hoje me arrependo, devia ter guardado eles numa caixa).

Abaixo você encontra algumas obras de Mia Mäkilä:

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Andrea Guim disse...

Oi, Bia!
O trabalho dela é assustador, mas é muito bem feito não?!
Obrigada pela citação.
Beijinhos!