quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lembranças da Infância: Santa Luzia

Semana passada eu adquiri o volume 7 do *mangá “Conde Cain”, obra da **mangaká Kaori Yuki que está sendo publicada no Brasil pela Editora Panini.

Na página 111 do mangá, há uma nota da autora informando que o nome da personagem “Rukia” foi inspirado numa santa católica: Santa Lúcia (ou Santa Luzia).

Este comentário, juntamente com uma ilustração da autora, fez-me lembrar de um fato da minha infância:

Quando criança, lá por volta dos seis anos de idade, eu não gostava muito de ficar na casa do meu avô à noite... Isto porque na sala havia um quadro ENORME de uma mulher segurando um prato de ouro com dois olhos humanos!!!
Aquilo me apavorava!!! Eu sentia que aqueles olhos me seguiam por todos os lugares...
Uma noite, eu perguntei para a madrasta da minha mãe por que aquela mulher segurava dois olhos em um prato. Ela respondeu que aquele era o retrato de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e me contou uma história que era mais ou menos assim:

Há muito tempo atrás, existia uma moça muito bela chamada Luzia, tão bela que todos os homens da cidade ansiavam tê-la como esposa. Ela recusava o pedido de casamento de todos, pois prometera dedicar sua vida a Deus. Porém, existia um homem muito rico que admirava muito seus olhos e não aceitava um “não” como resposta. Mas Luzia sempre respondia:

_ Já te disse que não posso me casar com você, pretendo dedicar minha vida somente a Deus.

Todos os dias o homem fazia a proposta e Luzia sempre rejeitava... Um dia, ele se deu por vencido, mas não pretendia sair de mãos abanando:

_ Já que não posso me casar com você, por favor, dei-me seus lindos olhos.

Luzia concordou e pediu para que lhe trouxesse um prato de outro. Assim que o homem lhe trouxe o prato, Luzia arrancou, com as próprias mãos, seus olhos e os depositou no recipiente.
Os anos se passaram, e quando Luzia morreu foi encaminhada para o Céu onde Deus lhe presenteou com dois olhos mais belos e brilhantes do que os anteriores.

Depois que escutei a história, fiquei um pouco mais tranqüila com relação ao quadro: “Pelo menos é uma santa que está me olhando”_ era o que eu pensava.
Hoje o quadro se encontra no quarto que pertencia à minha falecida avó.
Procurei no google por imagens da Santa Luzia e consegui encontrar o retrato que me “olhava” quando criança (embora a resolução esteja horrível).
Também procurei na Wikipédia e encontrei uma história diferente:

Lúcia era uma jovem, filha de uma mãe de boas condições financeiras. Quando se tornou mais velha, foi prometida para casar-se com um jovem rico de sua cidade. Luzia não aceitou muito bem, pois pretendia seguir carreira religiosa, mas sua mãe não gostava da idéia.
A mãe de Lúcia então ficou muito doente, a jovem pôs-se a rezar por sua mãe, e levou a seu leito as relíquias de Santa Águeda. A mãe de Luzia curou-se da doença e aceitou a idéia de sua filha seguir carreira religiosa.
O rapaz com quem Lúcia iria se casar não gostou da idéia e acusou-a de professar falsa fé cristã. O rapaz fez com que Luzia fosse julgada pela Igreja, até que foi decidido que a jovem virgem teria de ser levada a um prostíbulo para se contaminar.
Segundo a história, quando os guardas vieram buscar Luzia, seu corpo tornou-se tão pesado que nem muitos homens conseguiram tirá-la do lugar.
Lúcia então foi vítima de várias torturas, sendo que uma delas foi arrancar seus olhos, que foram colocados em uma bandeja e entregues ao seu ex-pretendente. Mesmo assim, no dia seguinte os olhos de Luzia apareceram em seu rosto, intactos.
Luzia continuou sendo torturada, até que no dia 13 de dezembro um golpe de espada cortou sua cabeça.
Depois de alguns anos Lúcia foi reconhecida como santa pelo Vaticano, e é hoje a protetora dos olhos.
Anos depois Lúcia foi canonizada, tornando-se santa e mártir da Igreja Católica, ela é a protetora dos olhos. Sua festa é celebrada em 13 de Dezembro.
No dia 13 de dezembro, nos países católicos, é comemorado o Dia de Santa Luzia. A santa é padroeira em muitas cidades brasileiras.

São encontradas várias lendas do martírio da santa. Uma delas diz que Luzia nasceu na Sicília, Itália, nos século III, tempo de muitas perseguições cristãs. Seus pais eram cristãos, de origem nobre, e ricos. Com a morte do pai, sua mãe quis que se casasse com um moço de estirpe nobre, mas pagão. Como havia feito voto de virgindade a Cristo, não aceitou o casamento. Sentindo-se rejeitado, o noivo, denunciou-a ao governador Pascácio, um homem perverso que, em tribunal, intimou-a a sacrificar sua vida aos deuses pagãos.
A insistência de Pascácio para que Luzia, a todo custo, se casasse com o fidalgo, levou-a perguntar-lhe: “Afinal, o que este rapaz viu em mim, sendo ele tão rico e poderoso”. A resposta do governador foi taxativa: “São seus belos olhos que o encantam”. Luzia, então, pediu-lhe um pratinho e um arrancou, de súbito, seus olhos, e ofereceu ao noivo que a denunciou. Pascásio, irado, ordenou que Luzia fosse decapitada.


Trágico não? Acho que prefiro a versão suave que a madrasta da minha mão me contou.

*mangá: história em quadrinhos japonês.
**mangaká: autor de mangás.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcia_de_Siracusa

Nenhum comentário: