segunda-feira, 17 de setembro de 2007

NECO Z ALENKY ou ALICE

Sexta-feira passada eu estava vasculhando sites a procura de scans de mangás para download, quando me deparei com um blog que disponibilizava não só scans como também filmes (RA – Rapadura Açucarada, ou algo parecido). Lá encontrei uma versão de “Alice no País das Maravihas” que eu nunca tinha visto nem ouvido falar.
Desde criança eu carrego um fascínio muito grande pelo livro, sempre gostei dos enigmas e da atmosfera de pesadelo que o mesmo retratava.
Ainda hoje, eu gosto de ler esse livro com meus alunos devido à riqueza de temas transversais que podem ser extraídos dele. Para matemática pode-se trabalhar a lógica através das charadas e dos problemas. Exemplo: a lagarta disse a Alice: "Um lado irá fazê-la crescer e o outro irá fazê-la diminuir." "Um lado do quê? Outro lado do quê?", pensava Alice consigo mesma. Do cogumelo, disse à lagarta que, logo após se foi. Alice não sabia o que fazer, pois um cogumelo é redondo, como saberia qual lado é qual? A resposta para essa charada foi retirar um pedaço de um lado e o outro pedaço do ponto mais distante a esse na circunferência. Para Ciências: a questão do uso de drogas: a lagarta está acima de um cogumelo fumando um narguilé, não dando bola nem para ela nem para mais nada. O conteúdo TEMPO, trabalhado na 8ª série, pode ser introduzido com a história de vida do Chapeleiro (ele brigou com o tempo e por causa disso ficou “preso” na hora do chá da tarde). O conceito, leis da física, unidades de tempo... Tudo pode ser iniciado com essa discussão. Ou ainda o tema Adolescência quando Alice aumenta e diminui de tamanho; quando acredita ser criança demais e nunca poder fazer nada que os adultos fazem. Para Português, o uso de paródias no livro de Lewis Carroll é diverso. Há uma hora em que o Chapeleiro fala: “Pisca, pisca morceguinho. Onde é que você está!”. Isso lembra alguma cantiga? Sim, a “Brilha, Brilha estrelinha”. E assim por diante. Os alunos podem tentar descobrir onde estão as paródias (possuindo um livro completo cada trio - Biblioteca, por exemplo) ou ainda produzir as suas próprias. A rima e o poema podem também ser trabalhado nessa parte. Carrol também incorporou várias alusões a poemas da era vitoriana.
Bom, o filme em questão chama-se Neco z Alenky, também conhecido como ALICE. É um filme checo surrealista de 1988, realizado por Jan Svankmajer, que combina ação real com animação stop motion. Reconta a história clássica de Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), mas num estilo diferente (MUITO diferente). Enquanto a maioria dos outras versões são mais fantásticas, excêntricas e alegres, “Alice” é um retrato mais sombrio e triste da saga "Wonderland" (Não é um filme para crianças).
Confesso que eu nunca tinha visto uma versão tão diferente e, ao mesmo tempo, tão fiel ao livro... Vale a pena assistir! (^,^)

Imagens do Filme:



FONTES (informações e imagem):
http://rapaduraazucarada.queroumforum.com/viewtopic.php?t=4339&sid=d95ba96ebca4e22779979482c6efa8af
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neco_z_Alenky

Nenhum comentário: